Atitude machista em Tóquio

Atitude machista de alguns vereadores constrangeu o governo em Tóquio nesta semana.

2014-06-23t113032z_20415451

Foto: Kyodo/Reuters

As vésperas de anunciar o novo plano econômico que incluem o aumento da forca de trabalho feminina. E em uma sociedade que considera que a mulher deve ficar em casa onde e seu lugar.
O caso ocorreu na semana passada quando o vereador Akihiro Suzuki disse a vereadora Ayaka Shiomura de 35 anos, que arrumasse um marido, quando ela falava sobre apoiar a criação de crianças e aumentar a fertilidade no pais, rever lei sobre aborto. E foi interrompida com frases como: apresse e case-se logo e você não pode dar a luz?
Mas isso irritou o governo, de tal maneira que obrigou o a pedir uma coletiva de imprensa e pedir desculpa publicamente mesmo tendo negado tal comentário anteriormente, disse que foi inapropriado o comentário que fez e pediu desculpa curvando se diante da vereadora. Disse não ter feito o comentários com nenhuma intenção de insultar a vereadora Shiomura.
Disse que deixou o partido e afirmou que continuara na câmara de Tóquio para ajudar a melhorar a situação do país.
A Vereadora Shiomura disse que ficou aliviada, mas que os outros também poderiam ter se apresentado era o esperado.
O primeiro ministro vem há tempos tentando melhorar a forca de trabalho feminina para reavivar a economia e a falta de Mao de obra no país.
O plano prioriza mais creches para as crianças melhores condições de trabalho para as mulheres que são pouco encorajadas a sair de casa e trabalhar por contas destas mesmas atitudes machistas ainda existentes neste país.

O assunto foi noticia também pelo mundo, esse episódio deixa claro que nem tudo são flores no Japão,  e os comentários de que o povo japonês tão elogiado pela boa educacão ainda e capaz de tal atitude machista.

Leia mais aqui  ou aqui

A mulher independente de nacionalidade mostra a forca que tem e que pode chegar e chega ao seu objetivo sempre, pois apesar de poucas na política japonesa elas também estão fazendo historia.

E o governo esta apostando nisso, e um comentarista da NHK diz que as mulheres são chave para o crescimento econômico no Japão.

Mais sobre isso

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s