Hoje o que me assombra….

Eu tenho medo e me assombra é ver nos dias de hoje criança que não brincam e idosos jogados em asilos ou na rua, pai matando filho e filho matando pai. E tantas outras coisas que nem sei realmente por onde começar, o que era tão simples ficou muito complicado, hoje não se reconhece um professor, um doutor só de olhar, ou melhor, ai sim que podemos nos enganar.

Pois a remuneração de um professor é tão ridícula, e o respeito por ele tão pouco, e até a autoestima fica prejudicada, pois hoje podemos ver um professor entrar em sala de aula de bermudão e chinelos, veja!… não que isso seja proibido, só que o iguala aos jovens e as crianças e ainda por cima os tumultos das greves por melhores salários só faz embutir na cabeça da criança e jovens que não seria a profissão melhor para seguir.

E quando se descobre alguém se passando por médico, brincando com vidas humanas e alguém brincando de ser Deus manipulando até o clima, causando tragédias em todo mundo. Tenho medo do homem que acha que pode tudo, e não entende certas coisas tem seu próprio motivo de estar onde esta, e não devem mudar, pois causará um desequilíbrio em tudo. E como tirar uma peça de sustentação de algo bem maior.

E as coisas que o homem inventou: Mac Donald, hambúrguer, alimentos transgênicos, e jogos de vídeo games, com isso veio também a obesidade e doenças em crianças. Então me faz pensar no preço que se paga, por cada invenção do homem. Não que não tenha feito coisas esplendidas, maravilhosas e que a tecnologia não tenha ajudado a salvar tantas vidas. Mas até aí, podemos pensar, pois o equilíbrio das coisas é mudado a cada invenção do homem.

Tenho medo de pessoas infelizes e revoltadas com o mundo, por que elas na sua busca doentia pela felicidade prejudicam pessoas, como as pessoas que saem com uma arma na mão, invadem atirando e causando morte e tristeza a tantas outras. E pessoas que querem muito ter, e ter mais que nem se importa de atropelar qualquer pessoa, para conseguir o objeto de desejo ou um cargo de liderança em empresa e quando tem inveja ou querem o que a outra tem e podem fazer coisas horríveis e até matar para conseguir o que quer e estamos num mundo que tudo é ter e não ser. A tecnologia a cada dia evolui, inventa e reinventa e se hoje você tem uma coisa amanha, lança um novo e você já quer ter o melhor e por ai vai.

Então hoje as crianças já nascem com o dedinho ligeiro no teclado do computador ou do Iphone do pai ou da mãe, até mesmo antes de saber falar papai ou mamãe eles aprende a usar um mouse e desenhar na tela. E essa criança nunca vai pular corda, brincar de roda ou de pic esconde, mas vai aprender rápido o que pedir no próximo aniversário, dia da criança, ou natal.

Por isso digo que quando penso no quanto o mundo de hoje com toda a tecnologia, as pessoas se esquecerão das coisas simples, como parar e contemplar as maravilhas que Deus nos deu de graça e agradecer a cada nascer do sol, a cada entardecer, ao desabrochar de cada flor, e principalmente o ar que respiramos e a água em cada nascente, e que o homem sem perceber em nome do progresso e com suas invenções acabou poluindo e matando a natureza, que hoje cobra o seu preço, com os grandes desastres naturais e catástrofes que temos visto nos últimos tempos, todos se esquecem que o que joga nos rios e ou no mar, uma hora ele vai nos devolver e com certeza e nossos filhos e netos estarão aqui para ver isso acontecer, então deveríamos pensar em onde jogamos aquele sofá velho, aquele armário que não queremos mais, aquele celular que deixamos, pois compramos outro novo e mais moderno, e as pilhas e bateria, e o óleo que despejamos na pia da cozinha.

Então por isso escrevo sobre o que me assombra é a falta de amor, a falta de gentileza e respeito pela natureza e pelas coisas simples da vida, do olhar sincero da criança que hoje muitas vezes crescem depressa demais, sem brincar, prejudicando assim sua formação física e psicológica, tornando se um adulto problema e que muitas vezes é como se fosse uma bomba prestes a explodir como todos os dias vêem nos noticiários da TV.

E o homem e a mulher? Hoje tudo gira em torno do dinheiro e disputa quem é melhor, a mulher que antes ficava em casa cuidando dos filhos e educando, agora muitas vezes tem que fazer tudo e ser o chefe da casa com uma dupla jornada, e quando fica em casa fica frustrada sentindo vergonha quando alguém pergunta qual a sua profissão e ela tem que dizer – Do lar, nossa!…Como isso é possível, como se não fosse importante a presença da mulher em tempo integral na formação e educação dos filhos. E o homem chega do trabalho quer tudo arrumado e comida na mesa, ah! É lógico não são todos, mas no fundo é o que todos desejariam, mas quando falta dinheiro em casa ele não é culpado… É porque a mulher gasta muito e só ele trabalha.

E por isso hoje tudo que esta acontecendo é reflexo dessas atitudes das pessoas de sempre querer ser melhor que as outras e tirar vantagem de tudo e de todos, prejudicando assim os relacionamentos e a base, o pilar de sustentação que deveria ser a família, não essa que vemos atualmente, mas aquela tradicional onde a educação e cuidado das crianças eram de responsabilidade dos pais igualmente.

   Admiro a mulher profissional que trabalha e cuida dos filhos e até sem depender do homem, desde que a educação dos filhos não fique em segundo plano e eu não digo, encher a criança de cursos, e compromissos para preencher seus horários e assim a mãe ficar tranquila em seu trabalho porque o filho esta fazendo, inglês, alemão, Frances, e por ai a fora, isso tem que respeitar o desenvolvimento da criança e não adianta tudo isso e fazer dessa criança um adulto precoce e mais tarde uma pessoa cansada e frustrada por que fez tudo que os pais queriam e nem teve tempo de decidir por si próprio o que seria no futuro.

E é claro que no modelo original de mãe do lar que cuida de seus filhos, lava, passa, e limpa casa deixando tudo muito cheiroso e sempre espera o marido com o jantar na mesa, mas toda mal arrumada e descabelada vai ser talvez o motivo de desculpa para o homem reclamar e procurar aquela mulher com quem namorou e casou, em outra e assim vem às separações e como conseqüência o desequilíbrio da família.

Então na verdade se pensarmos que desde o inicio sempre ouve o bem e o mal, o certo e o errado e que sempre irá existir os dois lados, e que o que estou dizendo seria uma utopia, talvez!…Mas mesmo assim os sonhos são para aqueles que têm esperança e ter esperança é ter fé, fé de que um dia, poderemos viver um pouco melhor do que vivemos hoje, sem esse medo de tudo, da revolta da natureza, do homem fruto do mal que lhe causaram, dos maus sentimentos das pessoas infelizes, e do mal maior que tudo isso pode levar o ser humano a destruição total.

Inspirado na  frase de Lya Luft “Escrevo sobre o que me assombra.”   Este texto foi um dos textos que concorri  no concurso literário 2012, e infelismente não ficou entre os 25 textos escolhidos, então postei aqui para apreciação e convido para conhecer os 25 selecionados no site Um pouco de Mim de Elaine Gasparetto

http://www.elainegaspareto.com/2012/07/os-selecionados-do-concurso-literario.html

5 opiniões sobre “Hoje o que me assombra….”

  1. Amiga querida, eu adorei o seu texto e uma pena não ter sido selecionado. Eu também não tive essa sorte, mas seguimos tentando outras chances. Super bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s