Gestão do lixo e reutilização – Centro de reciclagem de Kamisu.

EM ÉPOCA QUE SE FALA EM SUSTENTABILIDADE COM A CONFERENCIA RIO+20

A gestão do Lixo ainda é um dos principais desafios do governo Brasileiro na área de gestão sustentável. No entanto, na última década, o Brasil deu um salto importante no avanço para a gestão correta dos resíduos sólidos. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, apesar disso, apenas 443 cidades já existe a coleta seletiva. E os centros de reciclagem a maioria foi realização dos catadores e pessoas que vivem do lixo e ONGs preocupadas com o meio ambiente. Há pouco comprometimento das pessoas com o destino do lixo e somente consegue ver as conseqüências disso quando vem a temporada de chuva, com os alagamentos  e bueiros entupidos.

Então mais uma vez venho falar um pouco de exemplos como o que existe aqui na cidade onde moro.

Próximo da minha casa existe um centro de reciclagem de lixo domestico, e eu sinto que devo compartilhar aqui, até porque a maior parte do meu publico alvo esta no Brasil e eu não tenho  exata certeza, mas acho que não existe centro de reciclagem como este. É perfeito o trabalho que eles fazem e a limpeza do local, mesmo onde o lixo é separado, é incrível. E o que achei interessante saber que em parceria com a prefeitura fazem uma campanha de arrecadação de roupas e utensílios com o objetivo promover a redução de resíduos descartados no lixo, assim esses material vai direto lá para o centro, é separado e exposto num período onde as pessoas podem adquirir gratuitamente três peças  de roupas ou utensílios para levar para casa.

E também oficinas onde são administrados cursos para aprender a reciclar móveis entre outros materiais.

Mas tudo isso não teria significado se não fosse o comprometimento das pessoas em separar e descartar corretamente e cuidar da limpeza de cada local de descarte de lixo. Com isso beneficiando a todos com uma cidade mais limpa.

Mais informações em japonês no site:  http://www.sopia.or.jp/kamisu-re/

2 opiniões sobre “Gestão do lixo e reutilização – Centro de reciclagem de Kamisu.”

  1. Olá querida, esta é uma questão delicada mesmo, pois não depende somente dos governos e sim da consciência de cada um..Eles trazem as ferramentas mas depende de cada um usá-las ou não..Uma excelente semana..super bjs

    Curtir

    1. Pois é Eloa, o pior que mesmo que o tivesse um centro como esse, ainda faltaria a boa vontade de colaborar, pois é mais fácil jogar o lixo dentro de sacolinhas no portão de casa ou nas ruas, do que procurar um local adequado.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s