Japão terá conferência internacional sobre energia nuclear

Técnicos da AIEA durante visita à usina

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão informa que o governo japonês convidará ministros de várias nações para uma conferência internacional na província de Fukushima este ano, tendo como tema principal a segurança de usinas nucleares. O encontro será promovido juntamente com a Agência Internacional de Energia Atômica.

Koichiro Gemba fez o anúncio domingo, em palestra na cidade de Sukagawa, da província de Fukushima. Afirmou que pelo menos 50 ministros serão convidados para a conferência, a se realizar em novembro ou dezembro na cidade de Koriyama. O ministro afirmou que o governo japonês promoverá em 2 de março uma reunião internacional, tendo “energias renováveis” como tema principal. Gemba declarou que o governo da província de Fukushima pretende desenvolver a geração de eletricidade por meios não nucleares, em vista do acidente na usina Fukushima. Também pretenderia criar empregos com a formulação de convites a representantes de empresas e de institutos de pesquisa do setor energético.

Além disso, a AIEA está preparando um relatório sobre o desastre nuclear no Japão que será apresentado em uma conferência internacional em Viena entre 20 e 24 de junho. A equipe da agência inclui especialistas em segurança nuclear de Grã-Bretanha, França, Rússia, China e Estados Unidos.

A (AIEA ) na ocasião firmou que a resposta do Japão ao desastre nuclear do dia 11 de março, quando um terremoto e um tsunami danificaram a usina Fukushima Daiichi, foi “exemplar”.E o Japão afirma ter aprendendo lições com o desastre em Fukushima.

Fonte: http://www3.nhk.or.jp

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s