Tatami

 

Tatamis são esteiras tradicionais japonesas  que significava originariamente “dobrado e empilhado”e são usadas para cobrir o chão. São feitas de palha de arroz comprimida, coberta por uma camada externa de uma planta japonesa chamada igusa. Atualmente, novos materiais, tal como espuma sintética, são também muito usados. Os tatamis são muito apreciados porque são frescos no verão e quentes no inverno.
O tamanho de um tatami varia de acordo com a região. Em Kanto, onde se localiza Tokyo, as medidas são 1 metro e 76 centímetros de comprimento por 88 centímetros de largura. Em Kansai, no oeste do Japão, eles são um pouco maiores.
Tatamis são muito comuns em casas japonesas, mas o estilo de vida vem se tornando cada vez mais ocidentalizado, e o número de casas com quartos de tatami vem diminuindo. Contudo, muitas casas em estilo ocidental e condomínios no Japão têm pelo menos um quarto da casa em estilo tradicional, com tatami no chão.
Até mesmo o tamanho de um quarto é descrito de acordo com o número de tatamis que cabem no cômodo, em vez da sua metragem. Se você consegue imaginar um tamanho de um quarto somente ao ouvir que é de seis tatamis. Esse é normalmente o tamanho de um quarto.

Também são associados com rituais religiosos japoneses e com a cerimônia do chá. As casas tradicionais utilizam tatames em vários ambientes. Muitas das casas modernas japonesas têm pelo menos um quarto de tatame.

Os tatames também são usados para treino de artes marciais japonesas, como aikido e karatê.

fonte: http://www3.nhk.or.jp

             http://pt.wikipedia.org

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s