Leques

O leque está presente na vida dos japoneses desde o nascimento, passando por momentos importantes como o casamento, até o funeral.É costume levar a criança, um mês após seu nascimento, para fazer a primeira visita a um santuário.Trata-se de um ritual conhecido como por omyamairi. Na ocasião, os pais trazem um leque {suehiro ogui},solicitando aos deuses que concedam ao bebê um crescimento saudável.

O leque também faz parte das comemorações do terceiro, quinto e sétimo aniversários, conhecidos por hichigosan.

Em Kyoto, ainda é costume quando a criança atinge 13 anos, voltar a um santuário para realizar o ritual de torça de leques;- Nessa ocasião, é feita a mudança do leque infantil, ganho no batizado, por um maior, confeccionado para adultos e com estampas mais sérias.

Quando um casal sente que a paixão tomou conta de sua vida e quer selar um compromisso mais sério, costuma realizar a troca de seus leques;- Esse ato simboliza uma jura de amor eterno, ato que corresponde ao noivado nos moldes ocidentais;Na cerimônia de casamento tipicamente japonês a noiva apresenta aos convidados ostentando um leque dourado de um lado e um prateado do outro;- O acessório também faz parte da vestimenta do noivo, que durante a cerimônia, traz consigo um leque de cor branca.

Esses objetos acompanham os japoneses até o fim da vida. Um dos costumes ainda existentes no cotidiano nipônico,

mas já caindo no esquecimento, acontece nos velórios.Nessas ocasiões, era comum os convidados levarem um leque de cor cinza-esverdeado,o qual era usado uma única vez. E assim o uso do leque faz parte das muitas curiosidades existentes no japão.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s